Música Pop é aquela que possui uma melodia bastante chamativa, animada, porém light e com vocais mais altos que o tom instrumental. É dividida em vários outros sub-gêneros, atualmente os de maiores sucessos são: synthpop e electropop, além de ter uma forte simpatia com a música Dance.

Suas composições abortam vários temas, em sua maioria são letras românticas ou de comemoração, apesar da minoria investir em letras mais críticas e poéticas, o que sempre acontece no indie-pop.
Artistas pop usam roupas chamativas em qualquer evento, isso já virou marca; fazem os melhores shows do mundo, ou melhor, grandes espetáculos e se empenham de mais em vídeo-clipes, prova disso é que o melhor e mais premiado clipe do mundo é Thriller do cantor pop Michael Jackson. Artistas desse gênero sofrem críticas, envolvendo as letras das canções que muitos críticos julgam ser razias, e por não darem importância aos instrumentos tanto em shows como em seus videos musicais. Porém qualquer crítica nem assombra o gênero que vendeu 42 dos 50 álbuns mais vendidos do mundo, entre 2001 e 2007, segundo dados da IFPI.

Apesar da primeira banda com características pop surgir em 1926 na Alemanha, os chamados Clássicos do Pop foram as boyband e girl group da década de 90 como N'Sync , Backstreet Boys , Take That, Destiny's Child, Spice Girls, Christina Aguilera além de Britney Spears (Princesa do Pop) por apresentarem características parecidas um com os outros, o que interfere até hoje nessa nova roupagem do estilo, o 
Estando em todos os lugares do planeta, o pop continua como gênero dominante, o estilo em ascensão mais recente é o , de origem coreana que tem dominado não só toda Ásia, como vem dominando o mundo.

Artistas pop do momento que se destacam e não deixam o pop perder sua dominância são: Lady Gaga, Rihanna e Katy Perry.